1.Priorização e delegaçãoMédia
No 3º dia após uma cirurgia de quadril, um paciente fica subitamente com falta de ar, dor torácica em pontada e SpO₂ de 88%. O que o enfermeiro deve fazer primeiro?
- ADar a próxima dose de analgésico oral e reavaliar o paciente em uma hora
- BMassagear as panturrilhas do paciente para aliviar alguma cãibra
- CIncentivar o paciente a caminhar para melhorar a circulação
- DElevar a cabeceira, dar oxigênio e pedir ajuda urgente
2.Priorização e delegaçãoDifícil
Um paciente toma lítio. Qual afirmação mostra necessidade de nova orientação?
- A"Vou beber líquido suficiente todos os dias."
- B"Vou manter minha ingestão diária de sal mais ou menos igual à habitual."
- C"Vou tomar ibuprofeno todos os dias para minhas dores de cabeça."
- D"Vou fazer meus exames de sangue conforme o planejado."
3.Controle de infecção e segurança do pacienteMédia
O enfermeiro administra parte da dose de um opioide de um frasco-ampola e precisa descartar o restante. O que é correto?
- AGuardar o restante para a próxima dose do paciente
- BDescartar diante de um segundo enfermeiro habilitado, que testemunha e registra o descarte
- CDevolver o restante à gaveta de medicamentos do paciente
- DDescartar sozinho na pia e registrar a quantidade desprezada mais tarde no plantão
4.Controle de infecção e segurança do pacienteDifícil
O alarme de incêndio dispara, mas o enfermeiro não sabe onde está o fogo. O que deve fazer?
- ASair da unidade e do prédio para descobrir onde está o fogo
- BAbrir todas as portas para que os pacientes possam ser vistos facilmente
- CEvacuar imediatamente todos os pacientes pelas escadas, começando pelos acamados
- DFechar as portas dos quartos dos pacientes, permanecer na unidade e aguardar instruções
5.Valores laboratoriais e eletrólitosMédia
Após muitos esquemas padrão de quimioterapia, quando as contagens sanguíneas costumam atingir seu ponto mais baixo (nadir)?
- ADentro de 1–2 horas após o tratamento
- BNo mesmo dia do tratamento
- CCerca de 6 meses após o tratamento
- DCerca de 7–14 dias após o tratamento
6.Valores laboratoriais e eletrólitosDifícil
Um paciente sem problemas renais e com ECG normal tem potássio de 6,2 mEq/L. O laboratório comenta que a amostra estava hemolisada. Qual é a melhor interpretação?
- AO resultado pode estar falsamente alto; avaliar o paciente e providenciar nova amostra
- BO potássio é certamente normal e não precisa de acompanhamento
- CO paciente tem insuficiência renal
- DTratar imediatamente com insulina e glicose, sem outras verificações
7.Enfermagem clínicaMédia
Qual é a causa mais comum de hipernatremia em idosos frágeis internados?
- AComer sal demais em uma refeição
- BTomar vitaminas demais
- CNão beber água suficiente
- DExercício em excesso
8.Enfermagem clínicaDifícil
Uma paciente com incontinência de esforço recebe orientações de autocuidado. Qual afirmação mostra necessidade de mais orientação?
- A"Vou beber o mínimo possível para não perder urina."
- B"Vou tentar perder um pouco de peso, se conseguir."
- C"Vou reduzir a cafeína."
- D"Vou fazer meus exercícios do assoalho pélvico todos os dias."
9.Clínica-cirúrgica: cardiovascular e respiratóriaMédia
Após o reparo de um aneurisma da aorta abdominal, qual avaliação regular ajuda a detectar um enxerto ocluído ou coágulos nas pernas?
- AVerificar os pulsos, a cor, a temperatura e a sensibilidade das pernas
- BTestar o reflexo de vômito a cada quatro horas após a cirurgia
- CMedir a glicemia a cada hora durante a noite
- DVerificar a resposta das pupilas à luz
10.Clínica-cirúrgica: cardiovascular e respiratóriaDifícil
Um paciente com carcinoma epidermoide de pulmão fica confuso, com sede e constipado, com dor abdominal. Qual distúrbio eletrolítico é mais provável?
- AHipercalcemia
- BHipomagnesemia
- CHipocalemia
- DHiponatremia
11.Clínica-cirúrgica: neurológica, endócrina e renalMédia
Uma mulher que toma pílula anticoncepcional combinada vai iniciar carbamazepina. O que ela deve ser orientada?
- AEla deve tomar os dois ao mesmo tempo para que sejam absorvidos juntos
- BA pílula torna a carbamazepina tóxica, então ela deve parar a pílula
- CNão há interação entre esses dois medicamentos
- DA carbamazepina pode tornar a pílula menos eficaz, então é necessária outra contracepção
12.Clínica-cirúrgica: neurológica, endócrina e renalDifícil
Um paciente com AVC e fraqueza do lado direito está pronto para ser transferido da cama para a poltrona. Qual abordagem é mais segura?
- AColocar a poltrona à direita e levantar pelo braço fraco
- BColocar a poltrona do lado esquerdo e girar em direção a ela
- CPedir ao paciente que fique em pé sozinho e caminhe até a poltrona
- DPuxar o paciente para cima pelo ombro e pelo punho direitos
13.Clínica-cirúrgica: gastrointestinal, perioperatório e oncologiaMédia
Qual conjunto de achados sugere obstrução do ducto biliar?
- AIcterícia, urina escura, fezes claras e coceira
- BUrina clara, fezes escuras e um tremor em batimento
- CCor normal da pele com diarreia e febre
- DUrina vermelha, fezes pretas e glicemia alta
14.Clínica-cirúrgica: gastrointestinal, perioperatório e oncologiaDifícil
Uma bolsa de nutrição parenteral acaba e a próxima só chegará em várias horas. Qual risco o enfermeiro deve antecipar?
- AHipoglicemia de rebote
- BRetenção urinária aguda
- CHipercalemia grave
- DPressão intracraniana elevada