Lista de exercícios de Valores laboratoriais e eletrólitos com respostas

Lista de exercícios de Valores laboratoriais e eletrólitos grátis para imprimir: 8 exercícios do nível fácil ao nível de prova, com gabarito. Imprima ou salve como PDF.

Para professores: pode imprimir, copiar e usar em aula gratuitamente. Cada nova folha tem novos valores e o seu próprio gabarito. Agradecemos um link para o ExamProblems na página da sua disciplina.

Nome: ____________________   Data: ____________

1.Fácil

Qual alteração do ECG é típica da hipocalemia?

  1. AOndas T achatadas e ondas U proeminentes
  2. BElevação do ST em duas ou mais derivações vizinhas
  3. COndas delta e intervalo PR curto
  4. DOndas T altas e apiculadas e QRS largo
2.Fácil

Um ácido úrico sérico elevado está mais associado a qual condição?

  1. AHipotireoidismo
  2. BOsteoporose
  3. CGota
  4. DAnemia ferropriva
3.Fácil

O que a especificidade de um exame diagnóstico descreve?

  1. AA proporção de pessoas com a doença que têm resultado positivo
  2. BA proporção de pessoas sem a doença que têm resultado negativo
  3. CO custo do exame em comparação com outros exames
  4. DO número total de pessoas que fazem o exame a cada ano
4.Média

Um paciente em uso de fenitoína tem nível de 28 mcg/mL (faixa habitual de cerca de 10–20 mcg/mL). Quais achados o enfermeiro esperaria?

  1. AApenas comportamento hiperativo e insônia
  2. BFome e ganho de peso
  3. CNistagmo, marcha instável e fala arrastada
  4. DOndas T altas e apiculadas
5.Média

Qual técnica é recomendada para um teste de glicemia capilar no dedo de um adulto?

  1. AApertar o dedo com muita força
  2. BPuncionar o centro da ponta do dedo
  3. CUsar sempre o mesmo dedo
  4. DPuncionar a lateral da ponta do dedo
6.Média

A contagem de leucócitos de um paciente é de 16 × 10³/µL, com alta proporção de neutrófilos imaturos (bastonetes). O que isso mais provavelmente indica?

  1. AUm resultado normal
  2. BUma infecção bacteriana aguda
  3. CAnemia ferropriva
  4. DApenas uma doença viral crônica
7.Difícil

Um paciente em uso de varfarina com INR estável de 2,4 inicia um curso de um antibiótico como a ciprofloxacino. Uma semana depois, o INR é de 4,6. Qual é a explicação mais provável?

  1. AUm erro laboratorial é a única explicação possível
  2. BO antibiótico curou a necessidade de anticoagulação do paciente
  3. CUma interação medicamentosa que aumenta o efeito da varfarina
  4. DO paciente comeu mais alimentos ricos em vitamina K
8.Difícil

Um paciente tem teste de anticorpo contra hepatite C (anti-HCV) positivo. Qual é o próximo passo mais adequado?

  1. ARepetir o teste de anticorpo, pois um teste positivo é sempre falso
  2. BAplicar a vacina contra hepatite C para prevenir nova infecção
  3. CPesquisar o RNA do HCV para saber se a infecção é atual
  4. DDizer ao paciente que ele certamente tem hepatite C crônica

Gabarito

  1. 1. A · Ondas T achatadas e ondas U proeminentes
  2. 2. C · Gota
  3. 3. B · A proporção de pessoas sem a doença que têm resultado negativo
  4. 4. C · Nistagmo, marcha instável e fala arrastada
  5. 5. D · Puncionar a lateral da ponta do dedo
  6. 6. B · Uma infecção bacteriana aguda
  7. 7. C · Uma interação medicamentosa que aumenta o efeito da varfarina
  8. 8. C · Pesquisar o RNA do HCV para saber se a infecção é atual

Soluções completas passo a passo: pratique este tópico em examproblems.com.